Ribeira do Pombal: prefeito é denunciado à PF por desvio de recursos do Fundeb

Uma denúncia contra o prefeito Ricardo Maia (PSD), de Ribeira do Pombal, foi protocolada na Polícia Federal, nesta terça-feira (11), pelos vereadores Alessandro Calazans (PSB), Toninho Bernardo (PROS) e Sérgio Oliveira (PTdoB), com apoio do advogado Gildson Gomes. Segundo a coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, o motivo é o uso, por parte do gestor, de recursos do Fundeb para pagar a diversos funcionários, inclusive os três coveiros da prefeitura, o que resultou na Operação Pé na Cova, feita pela Câmara com apoio do Ministério Público.

Por Redação Bocão News

http://www.vejabaixagrande.com.br

Interior: prefeito, vereador e secretário de Filadélfia sofrem acidente


O prefeito da cidade de Filadélfia, inteior da Bahia, Antônio Barbosa Junior (PDT), sofreu um acidente de carro quando retornava de Brasília, juntamente com o Vereador Joza Correia, o Secretário de Saúde Odjones Barbosa e o empresário Adriano do Leite. De acordo o site Itambé Agora, o acidente aconteceu próximo a cidade de Anápolis – GO, quando a caminhoneta do prefeito colidiu com outro veiculo por volta das 20h30, de sexta-feira (7).

O prefeito, vereador e secretário sofreram escoriações e passam bem.

Por Redação Bocão News

http://www.vejabaixagrande.om.br

Mais de 2 anos após cassação de prefeito, Macarani terá novas eleições

Com pouco mais de 18 mil moradores, o município de Macarani, no Centro-Sul da Bahia, terá novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

Em junho de 2013, os chefes do executivo municipal tiveram os mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob denúncias de captação ilícita de votos e abuso de poder econômico nas eleições de 2012. A decisão do TRE-BA foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio deste ano.

Conforme julgamento do TRE-BA, realizado na quarta-feira (5), as novas eleições serão realizadas no dia 4 de outubro. Os interessados em concorrer ao pleito devem solicitar o registro das candidaturas à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto, no Cartório da 91ª Zona Eleitoral. O TRE ressalta que só poderão participar da eleição os partidos que registraram seus estatutos no TSE até 4 de outubro de 2014.

Desde a cassação do prefeito e vice-prefeita, Antônio Carlos Macedo Araújo e Elza Soares de Souza, o município de Macarani é comandado pelo o presidente da Câmara de Veredores.

Do G1 BA

http:www.vejabaixagrande.com.br

Antônio Brito é o único deputado a não faltar a sessões da Câmara no primeiro semestre

O deputado federal Antônio Brito (PTB-BA) tem batido o ponto direitinho na Câmara dos Deputados. Ele é o único parlamentar baiano a comparecer a todas as sessões reservadas a votação na Câmara no primeiro semestre da nova legislatura. Entre 1º de fevereiro e 17 de julho, a presença dos parlamentares só foi exigida em 67 dias. O levantamento foi feito pelo site Congresso em Foco e, de acordo com o site, somente 44 deputados participaram de todas as sessões deliberativas. Entre eles, 20 são calouros na Casa e exercem o primeiro mandato federal. A lista dos 100% presentes no primeiro semestre inclui representantes de 16 partidos, 15 estados e do Distrito Federal. PMDB, PT e PP têm cinco nomes cada. PSB, PR e PSDB, quatro. Também têm representantes na relação dos mais assíduos o PCdoB e o Pros (com três deputados), o PTN, o PTB, o PSD e o PRB, com dois, e o PPS, o PSOL, o PSC e o SD, com um cada. Já entre as bancadas estaduais, o maior número de representantes sem faltas vem da representação mais numerosa, a paulista. Dos 70 deputados por São Paulo, sete estiveram em todas as sessões deliberativas. Minas Gerais, com seis, e Rio de Janeiro, com cinco, aparecem em seguida. A lista é completada por representantes do Amazonas e do Rio Grande do Sul, com quatro cada; Pará e Ceará (três); Distrito Federal, Paraná e Tocantins (dois), e Bahia, Paraíba, Acre, Goiás, Espírito Santo e Mato Grosso (com um).

Informações Adicionais

Veja Baixa Grande