Semana do Meio Ambiente é celebrada com a 3ª Trilha Ecológica de Baixa Grande

Criada mediante ao Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1998, a Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em Baixa Grande, cerca de 800 pessoas celebraram a data em uma caminhada por um percurso de 8 quilômetros, visitando postagens, matas, capoeiras, caatingas e plantações, foi a 3ª Trilha Ecológica de Baixa Grande.

Os participantes se encontraram na Praça Manoel Ribeiro Soares, em frente à Igreja Matriz, de lá saíram em caminhada passando para Bairro Alto Guinho, Morro Pelado, Inferno de Leleu e percorreram a Fazenda Santa Izabel, tendo como ponto de chegada, o campo da Pecuária.

Na fazenda Pecuária adquirida nos anos 80 através do Programa de Desenvolvimento de Comunidades Rurais – Prodecor, passaram por plantações de emoldem, feijão, mandiocas e até por roças com agricultores plantando feijão.

A Trilha Ecológica de Baixa Grande é promovida pelo Grupo Ecosertão, tendo como idealizador o empresário Robertinho, conhecido por Beto de Tico, 850 kits foram vendidos, os kits formados por blusa, bonés e uma garrafa para água.

Os participantes de todas as idades enfrentaram os desafios e a adrenalina em conhecer a ecologia de Baixa Grande, com 88 anos de idade, seu Muliquim que teve boa parte de sua vida como caçador, é conhecedor de todas as matas do município, sem dificuldade, ele participou da trilha e serviu como guia para mostrar aos demais participantes os nomes das plantas e as histórias contadas de cada mata.

Acompanhadas de seus pais, várias crianças também participaram da Trilha, uma boa experiência para Railane de 8 anos. Alice Sena disse que desejou um colo mais ninguém lhe ofereceu, “estava toda hora pedindo colo, mas ninguém quis me trazer, amei, e faria tudo de novo”.

Como marco da 3ª Trilha Ecológica de Baixa Grande, foram plantadas por crianças, 9 mudas de Pau-brasil em uma das laterais do campo da Pecuária, o evento foi finalizado com música ao vivo e cana a vontade.

www.catureba.com.br
Por: Ediomário Catureba – DRT 8484-BA

 

 

Informações Adicionais