Vereador aciona hospital contra médico que atendeu paciente de peruca após caso de homofobia na BA

O vereador Edvaldo Lima (MDB), de Feira de Santana, solicitou que o diretor do Hospital da Mulher dê explicações sobre o caso do médico que usou uma peruca para atender uma gestante na unidade. Para o político, que discursou na Câmara Municipal nesta terça (6), o profissional da saúde agiu contra a ética médica.

"A paciente não se sentiu segura e outro médico a atendeu de maneira que foi divulgada nas redes sociais. Isso vai contra a ética médica e é necessário respeitar o paciente", afirmou o vereador em postagem em uma rede social.

O caso aconteceu no último domingo (4), quando uma gestante reclamou por ter sido atendida por um médico gay e o colega do profissional decidiu finalizar a consulta da paciente usando peruca e maquiagem, como forma de protesto.

O requerimento do vereador foi protocolado na terça, na Câmara Municipal. O vereador disse ainda que é um direito do paciente pedir para não ser atendido por determinado profissional. Ele comparou a situação a sua preferência por se consultar com médicos do sexo masculino.

"Eu só vou ao médico masculino, mas entendo que há pessoas que preferem ser atendidas por mulheres. Entendo que é um direito sagrado do cidadão", escreveu.

Ainda segundo o vereador, a situação causou constrangimento na paciente. Em uma rede social, ele ainda disse que é preciso respeitar as orientações sexuais, mas "não se pode colocá-las 'goela abaixo' na vida dos outros".

De acordo com a Câmara Municipal, o pedido será votado nos próximos dias. Caso seja aprovado, o diretor do hospital deverá ir até a casa legislativa para dar explicações. O g1 procurou a direção do hospital para comentar o pedido do vereador, mas ainda não obteve resposta.

g1 Bahia

Informações Adicionais